É samba o que eu quero e eles têm

Era para eu ter ido para o MECAInhotim, mas a falta de planejamento me fez ficar em Beagá no sábado do dia 8 de julho de 2017. Uma solução para sair de casa foi fazer um programa duplo à base de samba.

A primeira parte foi o Samba da Calixto #13. O evento estava marcado para as 15h, a banda começou os trabalhos por volta de 16:30. (A minha referência de horário de ataque é de 2h do início do evento.) Por sinal, banda de respeito para se juntar à voz da Aline Calixto: Thiago Delegado, Dudu Braga, Ricardo Acácio, Robson Batata e Fábio Martins. Divertido observar a troca de olhares musicais entre a Aline e o Delegado, coisa de quem bem caminha junto há anos. O som foi até as 20h e no final rolou uma canja do Álvaro Ferr.

Como 13 é Galo, a última música tocada foi o hino não oficial do time e eu gravei (usando o celular), não resisti a postar um slideshow com fotos usando a sequência final de músicas.

De lá rumei para a Benfeitoria, onde o Vitor Santana comandaria o Batuque & Cozinha. A seu lado, Rodrigo Carioca e Marcelinho do Pandeiro. Por sinal, acho que foi a primeira vez que vi o Carioca sem ser tocando bateria, nesse dia ele se contentou com um surdo e um tamborim.

Cheguei lá confiando na regra de 2h citada acima, que a minha cabeça criou ao longo destes anos acompanhando uma boa parte da vida musical da cidade. Errei por mais de meia hora: o público dentro da Benfs era pequeno, mas lá pelas 20:15 o trio já estava mandando ver. Aí foi acontecendo aquela coisa bonita à la Flautista de Hamelin: o público só fez crescer. Quando entrei no táxi por volta de 23:50 o bis estava rolando.

Cito três coisas em comum dos dois eventos. Primeiro, não só se ouviram músicas badaladas que (felizmente) frequentam as rodas de samba pelo país afora, o trabalho próprio de quem se apresentou também teve espaço. Segundo, o uso de fichas para consumo, certeza de celeridade na hora de ir embora. Terceiro, coisa pitoresca e pouco comum: alguém direção da casa ter a curiosidade de me perguntar a respeito das fotos que eu estava tirando (mineiro é bicho tímido…).

As fotos da Aline Calixto estão aqui; as do Vitor Santana, ali.

Deixe um comentário

